ecommerce, Mercado /

Conheça os cinco principais tipos de e-commerce

Muito mais do que realizar transações de online de produtos e serviços, o comércio eletrônico tem diversos formatos para atender as necessidades de públicos variados. Conheça!

 

É comum associar e-commerce ao formato varejista tradicional de empresa vendendo um produto ou serviço para o consumidor final. Porém, este não é o único formato existente no mercado de comércio eletrônico, que expandiu os canais e possibilidades de venda para diversos negócios. Os tipos mais comuns de e-commerce são: B2C, B2B, B2G, B2E, B2B2C e C2C. Cada um deles tem características bastante específicas e também públicos-alvo distintos. Confira em detalhes:

  1. Business to Consumer (B2C)

Trata-se do formato tradicional varejista em que uma empresa vende produto ou serviço para o consumidor final.

 

  1. Business to Business (B2B)

Neste formato, empresas vendem produtos ou serviços para empresas. O atacado ganhou força na migração para este tipo de comércio eletrônico.

 

  1. Business to Employee (B2E)

Quando uma empresa vende para os funcionários em uma plataforma online, esse e-commerce é B2E. Neste formato, geralmente são ofertados descontos e oportunidades exclusivas.

 

  1. B2B2C

Neste formato uma empresa faz negócios com outro visando uma venda para o cliente final. Toda a cadeia é englobada, pois a indústria vende para o varejista (B2B) que por sua vez vende para o consumidor final (B2C) em uma mesma plataforma.

 

  1. C2C

Consiste nas transações eletrônicas realizadas entre consumidores, geralmente intermediadas via site criado por terceiros.

 

Independente do tipo de e-commerce a explorar, toda empresa precisa planejar-se antes de aderir ao comércio eletrônico. Plataforma, logística e estratégias específicas para o canal são apenas alguns pontos fundamentais para o bom funcionamento desse novo ponto de contato. O e-commerce deve ser um canal de expansão das vendas e fortalecimento da marca.


ecommerce, Mercado /
Conheça os cinco principais tipos de e-commerce

Muito mais do que realizar transações de online de produtos e serviços, o comércio eletrônico tem diversos formatos para atender as necessidades de públicos variados. Conheça!   É comum associar…

Veja mais
ecommerce, Mercado /
Expectativa do comércio eletrônico para o Dia dos Pais

Consultorias apontam um crescimento no volume de compras em relação a 2016. Confira a previsão das categorias mais procuradas este ano! O Dia dos Pais está chegando e a expectativa…

Veja mais
ecommerce, Mercado /
A força do mobile

O acesso à internet por dispositivos móveis deve ganhar cada vez mais força e as estratégias online das marcas devem estar alinhadas com a tendência.

Veja mais