Mercado, Moda /

O futuro da moda e suas novas profissões

De tecnologia à sustentabilidade, as novas tendências deste mercado trazem inovações, e, como consequência, novos profissionais.

Sabemos que o mercado de moda vai muito além do design de coleções, editoriais e produções de desfiles e eventos. É uma área sofisticada e abrangente, compreendendo vários segmentos, públicos e, claro, diversas possibilidades.
E, como consequência do seu dinamismo em sempre inovar e traçar novas tendências em curtos espaços de tempo, veio também o surgimento da necessidade de novos profissionais, que estabelecem novos padrões de produção tecnológica de vestuário e de conteúdo.

O portal londrino Business of Fashion, um dos veículos com maior autoridade no mercado, publicou algumas das profissões que serão uma aposta certa para investir no futuro. Ele cita a engenharia de produtos com impressão 3D, pesquisadores em áreas de comportamento de consumo e novas tecnologias em tecidos, profissionais de sustentabilidade, além da ampliação da área de atuação de personal stylists.

A impressão 3D de roupas já é uma realidade em diversas marcas globais. Muitas já estudam o seu uso com o intuito de promover a customização de produtos, além de abrir espaço para uma nova realidade de design inteligente de roupas e acessórios.

carreiras-na-moda
(O Diabo Veste Prada/Divulgação)

Já a sustentabilidade, um tópico sempre recorrente em negócios, é um dos grandes desafios que o profissional de moda do futuro terá de encarar: como fazer roupas que não agridam a natureza e a sua fabricação gere benefícios de crescimento e qualidade de vida para os profissionais envolvidos.

E não para por aí: o marketing e a produção de conteúdo serão aliados importantes em moldar esta nova cara da área, principalmente por trabalhar as vertentes de engajamento e envolvimento do público com a marca ou o conceito/estilo que ela defende. É o exemplo do storytelling, ou literalmente o ato de contar uma história, é uma das estratégias mais conhecidas atualmente no mundo do marketing para se aproximar mais do seu público e reforçar as posições defendidas pela empresa.

Para saber mais detalhes, confira a matéria completa (em inglês) no site do Business of Fashion ou acesse a matéria da Elle Brasil que traz todas as informações em português.

Fontes:
Business of Fashion
ELLE
Info Money


ecommerce, Marketing, Mercado, Moda, Novidades /
#GirlBoss – quando tudo começa com uma venda online

A série mais comentada do momento, Girl Boss conta a história de Sophia Amoruso, a criadora de Nasty Gal, uma das maiores marcas de moda online nos últimos anos. Você…

Veja mais
ecommerce, Marketing, Tecnologia /
Tendências de e-commerce? Confira 5 medidas que vão mudar seu negócio.

Enumeramos algumas das tendências-chave para o sucesso de seu negócio no varejo eletrônico. Diante de um mercado eletrônico e cada vez mais competitivo, preços atrativos e excelência em qualidade são…

Veja mais
Uncategorized /
Dia do Consumidor gera expectativa positiva para o comércio eletrônico

Faturamento pode aumentar 18% em comparação ao ano passado.   Segundo dados do Ebit, site especializado em índices do mercado de e-commerce brasileiro, o Dia do Consumidor terá um faturamento…

Veja mais