Mercado, Moda /

O futuro da moda e suas novas profissões

De tecnologia à sustentabilidade, as novas tendências deste mercado trazem inovações, e, como consequência, novos profissionais.

Sabemos que o mercado de moda vai muito além do design de coleções, editoriais e produções de desfiles e eventos. É uma área sofisticada e abrangente, compreendendo vários segmentos, públicos e, claro, diversas possibilidades.
E, como consequência do seu dinamismo em sempre inovar e traçar novas tendências em curtos espaços de tempo, veio também o surgimento da necessidade de novos profissionais, que estabelecem novos padrões de produção tecnológica de vestuário e de conteúdo.

O portal londrino Business of Fashion, um dos veículos com maior autoridade no mercado, publicou algumas das profissões que serão uma aposta certa para investir no futuro. Ele cita a engenharia de produtos com impressão 3D, pesquisadores em áreas de comportamento de consumo e novas tecnologias em tecidos, profissionais de sustentabilidade, além da ampliação da área de atuação de personal stylists.

A impressão 3D de roupas já é uma realidade em diversas marcas globais. Muitas já estudam o seu uso com o intuito de promover a customização de produtos, além de abrir espaço para uma nova realidade de design inteligente de roupas e acessórios.

carreiras-na-moda
(O Diabo Veste Prada/Divulgação)

Já a sustentabilidade, um tópico sempre recorrente em negócios, é um dos grandes desafios que o profissional de moda do futuro terá de encarar: como fazer roupas que não agridam a natureza e a sua fabricação gere benefícios de crescimento e qualidade de vida para os profissionais envolvidos.

E não para por aí: o marketing e a produção de conteúdo serão aliados importantes em moldar esta nova cara da área, principalmente por trabalhar as vertentes de engajamento e envolvimento do público com a marca ou o conceito/estilo que ela defende. É o exemplo do storytelling, ou literalmente o ato de contar uma história, é uma das estratégias mais conhecidas atualmente no mundo do marketing para se aproximar mais do seu público e reforçar as posições defendidas pela empresa.

Para saber mais detalhes, confira a matéria completa (em inglês) no site do Business of Fashion ou acesse a matéria da Elle Brasil que traz todas as informações em português.

Fontes:
Business of Fashion
ELLE
Info Money


ecommerce, Mercado /
Pick-up in store – quando o varejo online e físico se aliam.

A integração de estoques e vendas entre o online e o físico são a última tendência de varejo com o modelo de pick-up in store, que ganha cada vez mais…

Veja mais
Novidades, Tecnologia /
App para Pets.

Seu melhor amigo também aproveita a onda tecnológica dos apps! Confira. Atualmente, cuidar do seu pet pode ficar ainda mais prazeroso com a ajuda da tecnologia. Você pode monitorar sua…

Veja mais
Moda, Novidades /
Back to the 80’s: inspiração na década dos excessos

Os termômetros de moda e cultura pop avisam: 2017 será dos anos 80. Das séries às passarelas, a nostalgia em torno dos anos 80 veio à tona em 2016 e…

Veja mais